quarta-feira, 2 de novembro de 2011

#DiaDeFinados


A oração é uma das mais importantes actividades cristãs. Através da oração uma pessoa mantem um caminhar íntimo com o Senhor, e lança a fundação para o êxito de outras actividades espirituais. A oração também garante a vitória na luta contra Satanás, ao comprometermo-nos pela fé a proteger e cuidar do Grande Vencedor Jesus Cristo. Estou convencido de que nós nunca  apreciaremos por completo o grande significado da oração, enquanto a olharmos apenas como veículo para sustentar a nossa própria vida espiritual. Mas se aprendermos a olhá-la como a mais importante tarefa que nos foi confiada, a base e fôrça de todo o nossso labor, então compreenderemos que não há nada que nós devamos estudar e praticar como a arte de orar correctamente”.
O pedido dos discípulos a Jesus foi: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lucas 11:1). Nós apenas podemos aprender a arte da verdadeira oração e intercessão, com o Grande Intercessor Jesus Cristo. É uma escola em que devemos crescer em graça e conhecimento (2 Pedro 3:18). Embora a oração, na sua forma inicial, seja tão simples que mesmo a mais pequena criança pode orar, ao mesmo tempo ela é a mais elevada forma de dedicação a que os crentes são chamados. Hoje é #DiaDeFinados e muitos são os que vão aos cemitérios para até mesmo conevrsar com seus entes queridos que já morreram. A Bíblia condena essa prática ( Is 08:19 )
Sugerimos então no dia de hoje alguns  temas de oração:
Louvor: Louvar o Senhor pela Sua grandeza, bondade e favor. Glorificar o Seu Nome, que é maravilhoso acima de tudo. Usar porções dos salmos para êste fim, por exemplo Salmo 103.
Agradecimento: Agradecer ao Senhor pelo que Êle fez para a salvação da humanidade caída e por nós pessoalmente. Agradecer-Lhe pelas maravilhosas promessas da Sua Palavra. Êle prometeu nunca nos deixar ou abandonar, satisfazer todas as nossas necessidades de acôrdo com a Sua riqueza em glória e estar sempre connosco, mesmo até ao fim do mundo.
Limpeza contínua: Os cristãos evem obedecer à regra de não pecar. No entanto, a possibilidade de pecarmos existe sempre, e, depois de quebrarmos esta regra devemos dirigir-nos imediatamente ao trono da graça do Senhor pela oração, para obtermos perdão. “Meus pequeninos, estas coisas Eu vos escrevo para que possais não pecar. E se algum pecar, nós temos um advogado junto do Pai, Jesus Cristo o Justo. E Êle Próprio é a propiciação pelos nossos pecados” (1João 2:1-2). Os pecados cometidos depois da nossa salvação Não são perdoados automàticamente – devem  ser confessados e abandonados em oração. Se caminharmos na luz e confessarmos todos os pecados cometidos em fraqueza e ignorância, então beneficiamos da lavagem contínua pelo sangue do Cordeiro: “Se caminharmos na luz como Êle está na luz, nós temos convívio um com o outro, e o sangue de Jesus Cristo Seu Filho limpa-nos de todo o pecado” (1 João 1:7). Embora estejamos a viver sob o sangue, a oração e a confissão contínuas são necessárias para mantermos tal relacionamento. Se um crente peca conscientemente e não o confessa, refazendo assim tal relacionamento, êle ou ela retrogradam espiritualmente (Hebr. 3:12-13). Os pecados não confessados endurecem o coração, tornando-o insensível à convicção do Espírito Santo.
As necessidades dos santos: Em Efésios 6:18 é-nos dado o seguinte comando: “… orando sempre com toda a oração e súplica no Espírito, dando atenção a isto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. Orai pela satisfação de todas as necessidades dos santos. Orai pela sua protecção contra os ataques de Satanás. Orai para que o Senhor lhes abra portas de oportunidade para o ministério da Sua Palavra, e lhes dê muita ousadia para proclamarem  os mistérios do evangelho à humanidade perdida.
As nossas próprias necessidades: “Não estejais inquietos por coisa alguma, mas em todas as coisas com oração,  súplica e gratidão, dai a conhecer a Deus os vossos pedidos” (Fil.4:6). Agradecei a Deus por Êle cuidar de vós. Mas lembrai-vos que as orações pelas necessidades pessoais nunca devem ter prioridade sôbre as orações para a expansão do reino de Deus na Terra (Mat. 6:33).
Salvação de pecadores: “Porque o Filho do Homem veio para procurar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19:10). Êste é o motivo principal da vinda do Senhor Jesus ao mundo, e portanto deve-se fazer muita oração pela proclamação do evangelho e salvação dos pecadores. Devemos também orar para que o Senhor envie obreiros para fazer a colheita: “Então Jesus disse aos Seus discípulos, a colheita é de verdade abundante, mas o obreiros são poucos. Portanto pedi ao Senhor da seara que envie obreiros para a Sua colheita” (Mat. 9:37-38).
Santificação e reavivamento: “Pois isto é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1 Tessal. 4:3). ”Como crianças obedientes, não vos conformeis com as antigas concupiscências da vossa ignorância; mas da mesma maneira que Aquele que vos chamou é Santo, sêde também santos em toda a conduta, pois está escrito “Sêde santos porque Eu sou santo” (1Pedro 1:14-16). Orai por uma vida santa e vitoriosa, e também por reavivamento em congregações retrógradas. O Senhor disse à congregação retrógrada de Efeso: “Tenho isto contra ti, que tu abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te portanto de onde caíste; arrepende-te e faz as primeiras obras, ou então Eu virei a ti de repente e tirarei o teu candelabro do seu lugar – a menos que te arrependas” (Apocal. 2:4-5).
Cura: O Senhor Jesus também deseja curar os nossos males físicos (Mat. 8:16-17), e assim temos a responsabilidade de orar pelos doentes: “Está alguém doente entre vós? Que êle chame os anciãos da igreja; e que êles orem por êle” (Tiago 5:14). O Senhor às vezes cura pessoas milagrosa e instantâneamente, mas noutras ocasiões usa a ciência médica para isso. O apóstolo Lucas era médico, havendo assim claramenete lugar para uma profissão dessa natureza. As pessoas doentes e os seus médicos devem encomendar-se ao Senhor em oração.
Vitória na batalha espiritual: “Dai atenção e orai, para que não entreis em tentação. O espírito deseja na verdade não entrar, mas a carne é fraca” (Mat. 26:41). “Liberta-nos do iníquo” (Mat. 6:13). “Portanto, submetei-vos a Deus. Resisti ao diabo e êle se afastará de vós” (Tiago 4:7). Confiai no Senhor em oração, pedindo-Lhe para vos dar fôrça para vencer o diabo.
O govêrno: “Peço-vos primeiro que tudo que façais súplica, orações, intercessão e acções de graças por todos os homens, por reis e por todos os que estão em autoridade, para que possamos viver uma vida sossegada e pacífica em toda a rectidão e reverência. Pois isso é bom e aceitável aos olhos de Deus nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos” (1 Tim. 2:1-4). Desta escritura vemos ser óbvio não precisarmos pedir bençãos para dirigentes malignos, mas que o Senhor fará com que êles não causem condições árduas aos seus súbditos. O Senhor pode intervir e fazer com que tais dirigentes tomem decisões que estejam de harmonia com as orações dos Seus filhos: “O coração do rei está na mão do Senhor, e como os rios de água Êle vira-o para onde desejar” (Prov. 21:1).
A salvação de Israel e a paz em Jerusalém: “Diz à casa de Israel… Tirar-vos-ei de entre as nações, juntar-vos-ei de todos os países, trazendo-vos para a vossa terra. E então aspergirei água limpa sôbre vós e ficareis limpos” (Ezeq. 36:22-25). A restauração de Israel constitui parte do conselho de Deus; por consequência, deviamos orar pelo seu regresso à sua terra e também pelo seu reavivamento espiritual. Devemos também orar pela paz de Jerusalém, porque os ataques dos seus inimigos são dirigidos especialmente contra esta cidade: “Orai pela paz de Jerusalém” (Sl 112:6; ver também Is 62:6-7).
Chuva e bençãos materiais: O Senhor manda a chuva (Jr 14:22) e também a retira quando o Seu povo Lhe vira as costas (Jr 3:2-3). Quando estivermos a orar por chuva, devemo-nos ajoelhar perante o Senhor e confessar os nossos pecados.
A Segunda Vinda de Cristo: “Venha a nós o Vosso reino” (Mat.6:10). Deve ser a oração e o desejo de todo o crente, que Jesus Cristo venha em breve para estabelecer o Seu reino de justiça na Terra (Ap 22:17; Atos  15:16-17; Jr 3:17). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva o que achou deste artigo