quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ONDE ESTÁ SEU CORAÇÃO?

   Esses dias resolvi tirar uns cd´s do fundo do baú e me deparei com a clássica banda de trash metal Tourniquet, peguei o último cd full deles ( Where Moth and Rust Destroy ) e escutava a faixa homônima do cd, que por sinal tem uma letra interessantíssima, pois fala sobre não acumular tesouros na terra, que é onde a traça corrói e a ferrugem destrói . Recomendo com todas as letras que ouçam esta que é uma das melhores – e mais antigas – bandas que
estão na cena do metal cristão, sei que muitos são contra o estilo, mas peguem pelo menos algumas traduções de letras, porque num mundo gospel em que nós vivemos onde a música basta ser um mantra ( repitir só uma mesma frase a música toda ) e ter 4 notinhas e já está fazendo sucesso, observem a riqueza de letra e conteúdo desta e de outra bandas. Acho que a cena do metal cristão dá de 10 nas bandas seculares, mas vamos ao que interessa.
   “Onde está o teu tesouro, ali estará também o teu coração”. Esta foi uma declaração belíssima do nosso Senhor Jesus. Ele fez esta declaração no seu sermão do monte. Ele estava em cima de monte sentado e ensinando as pessoas que o seguiam. Ele é o grande Mestre. Ele conhece o coração de cada um. Ele sabe o que cada um busca. Porque Ele mesmo é o próprio Deus encarnado. E sendo Deus, ele quer fazer com que as pessoas se confronte com sigo mesmas. Ele olha para as pessoas e prega com toda autoridade que lhe foi dada tanto na terra como nos céus. Ele quer saber como estava a confiança do povo em Deus. É por isso que Ele faz essa declaração: “Onde está o teu tesouro, ali estará também o teu coração”.
Por isso eu faço hoje a pergunta aos irmãos: Onde está teu coração? Você já se perguntou onde estar o seu coração? O coração é a parte aonde se concentra as nossas emoções. O nosso coração deseja aquilo que vemos. Ele nunca se satisfaz. Ele sempre pede mais e mais.
Por isso o Senhor confrontou aqueles que estavam ali perante ele. Mas antes que Ele afirmasse que o coração está onde o seu tesouro está, Ele faz um contraste entre o tesouro do céu e o tesouro terreno. Ele diz: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões furam a parede e roubam” (Mt 6.19).
As pessoas pensam muito em ganhar dinheiro. Trabalham muito para ganhar um pouco mais de dinheiro. Não há nada de errado em você querer ganhar dinheiro. Pois é com dinheiro que compramos comida. Que compramos uma roupa nova para nos vestir. Que pagamos nossos estudos; compramos um remédio e muito mais coisas podemos comprar com dinheiro. Porém, o que Jesus está querendo dizer para não acumular tesouro sobre a terra?
O motivo é que essas pessoas se deixam dominar pela cobiça. Eles buscam ganhar muito dinheiro e ficar rico. Ser rico não é pecado. Porque Abraão, Jó e muitos outros na Bíblia que eram ricos. Mas quando colocamos essas coisas em primeiro lugar, elas se tornam um laço que conduz a morte. Nós podemos ter um patrimônio imenso. Podemos ser a pessoa mais ricas do mundo inteiro, materialmente. Podemos acumular riquezas aqui na terra. Mas tudo isso é passageiro. Nada aqui na terra dura para sempre. Numa hora podemos ter uma casa imensa. Mas de repente dar um terremoto e destrói tudo ou um incêndio e tudo transforma em um monte de ruína. As coisas aqui na terra são temporária. O nossos móveis pegam mofo. As traças podem destruir as nossas roupas. A ferrugem podem destruir nossa geladeira, fogão e etc.
O que você vai ganhar tendo todas essas coisas passageiras? Que tem fim em si mesma? O que adianta você ganhar o mundo inteiro e no final perder sua alma? Ladrões podem chegar na sua casa e roubar tudo. O que adianta você acumular tanto dinheiro, se você está perdendo os bens espirituais de Deus? O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal. Quando você morrer, quem vai ficar com os seus bens? Você não vai poder levá-lo consigo.
Quando começamos a colocar nossos bens em primeiro lugar, estamos negando a Deus. Porque “ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E ÀS RIQUEZAS” (Mt 6.24). Aquele que está com o coração no lugar errado, está com a vontade desalinhada a vontade de Deus. Essa vontade não se harmoniza com a vontade de Deus. Talvez ele pense que pode dedicar sua lealdade plena a ambos os alvos – glorificar a Deus e adquirir possessões materiais – porém está totalmente errado. Ou ele odiará um e amará o outro ou vice-versa. O dinheiro é o senhor daquele que colocou seu coração no lugar errado. A pessoa o serve com devoção e, é quem ele ama. Ele se fez escravo dos seus bens. Se alguém ama a Deus, então comprovará isso por meio de uma vida devotada a ele, colocando tudo – dinheiro, tempo, dons, etc. – a seu dispor, servindo-o. Porque amar a Deus não é simplesmente uma questão de emoções, senão que envolve o coração, a alma, a mente e as forças.


Mas, no nosso texto diz: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões furam a parede e roubam”. A traça é um bichinho que quando no seu estado de lava se alimenta de tecido. Ela faz buracos nas roupas a destruindo. A ferrugem pega nos metais e começa a corroer tudo até chegar a destruir. A traça e a ferrugem são como símbolos para representar que os nossos bem por mais forte que seja, ele é perecível. Ele pode se acabar. Ele não tem vida. E nem pode te dar vida. São apenas objetos que o tempo destrói. E que pode ser roubado pelos ladrões. O Senhor Jesus está em primeiro falando das casas daquela época, onde eram feitas de tijolos endurecidos no calor do sol. Por isso, os ladrões não tinham dificuldades de furar a parede e entrar. Então, os ladrões roubavam o tesouro mal escondido. Assim, são os tesouros terrenos. Além de seres passageiros, estão sujeitos a roubo.
O dinheiro deve ser usado para o nosso bem. Nós é que devemos controlar o dinheiro. Muitas vezes temos dinheiro em nossas mãos e não conseguimos nos controlar. O que os nossos olhos vêem, queremos comprar. Sempre queremos satisfazer nossos desejos. Nós temos dinheiro para comprar o que queremos. Mas não temos dinheiro para ofertar ao Senhor. Ele é quem providencia para que nós tenhamos com que nos sustentar. Mas muitas vezes o dinheiro que o dinheiro controlam a vida de muitos irmãos. Colocando o dinheiro muitas vezes em primeiro lugar. Lembrem-se o que Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores. Ou você serve a Deus ou as riquezas. Onde está o seu tesouro? No céu ou na terra? Em quem você confia? Em Deus ou no dinheiro? Quem te dar a vida? O dinheiro ou Deus? onde você colocou seu coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva o que achou deste artigo