terça-feira, 4 de outubro de 2011

LIBERTAÇÃO DO VÍCIO DA MENTIRA

Olá leitores do PrayonNet! 3º post sobre libertação dessa semana. O que libertação tem a ver com o ração? Ora, devemos estar constantemente orando para que as pessoas olhem para nós e vejam a diferença, e uma vez que muitos viemos com costumes errados do mundo, devemos ser totalmente libertos. Esse post vai ser sobre o vício da mentira, porque a mentira compulsiva é um vício e como todo vício vai dominando a pessoa. Diante de um mundo onde a mentira predomina, onde a lealdade está em baixa e a honestidade é considerada burrice, vemos a todo instante e em todos os lugares pessoas que mentem para conseguir o que planejou ou destruir alguém que inveja. A mentira está em todos os lugares, na família, no emprego, nas escolas, na comunidade, nos meios de comunicação e até mesmo em pessoas que frequentam alguma religião ou acreditam em Deus. Pessoas tem enganado aos outros com tanta facilidade, sem o menor temor ou desconforto, com uma naturalidade que assusta. Olham nos olhos, prometem e até sorriem, e, assim, vão conquistando pessoas e conseguindo a confiança e a credibilidade delas para alcançar seus objetivos, cargos, amigos e amores. É certo que a mentira não dura para sempre, em algum momento ela se revelará, mesmo que demore, pois a mentira não é eterna. A pessoa que consegue mentir e convencer outras pessoas sem ser pega na mentira, se sente vitoriosa, acima do bem e do mal e começa a mentir tanto que nem percebe mais e até confunde a realidade com a mentira . A mentira compulsiva é um vício, e, como todo vício, vai dominando a pessoa, gradualmente, e quando ela percebe já está dentro de um buraco difícil de sair, principalmente porque para sair terá que admitir que errou e que precisa de ajuda e isso é bem difícil para uma pessoa viciada.
Ninguém conta mentira sobre coisas boas, a mentira se relaciona com o mal porque ou ela esconde o mal ou ela propaga algo que não existe. O mentiroso vive a julgar os outros e a manipulação é o seu maior trunfo. O objetivo do mentiroso é conquistar o que deseja, sem limites, por isso a mentira é a sua aliada, precisa dela para ser o que não é e para exibir o que não possui, afinal se preocupa mais com o exterior e com a opinião das pessoas do que com o interior e com o julgamento de Deus. Só vivendo na verdade e da verdade conheceremos a nós mesmos e aos outros como, de fato, somos, sem máscaras. Só quem vive na verdade é livre para ir e vir a todos os lugares e pode falar sobre todos os assuntos porque não tem medo de entrar em contradição e ser pego na mentira. Quem vive na verdade não precisa se esconder ou afastar pessoas umas das outras, pois é o que é em todos os lugares. A verdade é única, não é mutável. Se perguntarmos hoje ou daqui a dez anos, quem fala a verdade responderá a mesma coisa, pois a verdade é uma só. É triste constatar que assim como no Salmo 12 os bons estão acabando e a lealdade entre os homens está sumindo e que diante de um mundo extremamente egoísta as pessoas continuam a pensar apenas em si mesmas, não se importando com seu próximo e com o mal que fazem ao mentir, difamar, enganar ou manipular alguém, pois antes de fazer mal ao outro o faz a si mesmo porque si torna escravo de suas próprias mentiras. Também é fácil constatar que tais pessoas estão afastadas de Cristo e seus ensinamentos, mesmo as que vivem uma certa religiosidade, pois não há como ser cristão e aderir a mentira, como o próprio Cristo nos ensinou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.” Portanto, se queremos ir ao encontro do Pai, teremos que abandonar a mentira e viver na verdade.

(...) "Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos tornará livres." Jo 8,31-32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva o que achou deste artigo