O
dom de cura é a habilidade dada por Deus de se transmitir a cura ao corpo
físico em ocasiões específicas. Ele é acompanhado por uma medida do dom de fé
e, muitas vezes, pelo dom do conhecimento. Ele envolve a transmissão desta fé à
pessoa que necessita da cura, o que a levanta do campo da dúvida e
incredulidade, e faz com que os passos apropriados em direção à cura sejam
tomados. Ele é uma ?manifestação do Espírito? através de uma pessoa, e não
somente os seus próprios poderes mentais de persuasão.Por que são ?dons de
curar? (plural), em vez de ?dom de curar? (singular)? Observamos que em todo
lugar onde a cura é mencionada como um dom do Espírito, no ministério do Corpo,
está sempre na forma plural: 1Co 12.9 ? ?Dons de curar?; 1Co 12.28 ? ?Dons de
curas?; 1Co 12.30 ? ?Dons de curar?.Este é o único dom que usa o plural desta
maneira. Isto indica que o dom de curar pode operar em mais de um nível. Isto
poderia referir-se ao fato de que diferentes tipos de doenças requerem
diferentes tipos de curas e vários níveis de fé. Algumas curas, por exemplo,
podem envolver atitudes latentes, as quais devem ser tratadas antes que o corpo
responda. Outras curas necessitam de um milagre total. Algumas curas são
instantâneas e outras são gradativas. E uma questão de observação que no Corpo
de Cristo uma pessoa possa ser usada para trazer cura numa área especializada.
Por exemplo, uma pessoa pode ter fé para a cura da cegueira, outra pessoa para
a surdez, outra para o câncer etc. Isto torna mais importante que compreendamos
que Jesus tinha poder sobre ?toda sorte de doenças e enfermidades?. A oração da
fé salvará o enfermo?.2. A comunhão. 1 Coríntios 11.27-34. A dedução clara é
que há um nível de cura no discernimento adequado do Corpo de Cristo que não é
disponível em nenhuma outra fonte. O corpo desarticulado e que funciona mal,
inevitavelmente, terá órgãos que sofrem de doenças, mas, à medida que os
crentes entrarem em harmonia e unidade, amor e num relacionamento adequado como
órgãos num corpo, então a cura virá. Deus, de uma grande maneira, ligou o nosso
bem-estar físico com a nossa habilidade de nos relacionarmos espiritualmente
com o aspecto ?carne e osso? do corpo de Cristo (Ef 5.30).3. Imposição de mãos
e oração do crente em geral. Marcos 16.16-18. Deus não limitou que suas
provisões fossem trazidas através de um meio ou através de determinadas pessoas
somente. Ele usará qualquer pessoa que esteja disponível e que creia ne1e.
Todos os crentes têm o privilégio de crerem na Palavra
de Deus e de orarem pelos enfermos.4. Através da palavra falada. Lucas 7.1-10. A maior fé, de acordo com Jesus, baseia-se unicamente na Palavra. Havia três tipos de pessoas que vinham a Jesus buscando curas:
de Deus e de orarem pelos enfermos.4. Através da palavra falada. Lucas 7.1-10. A maior fé, de acordo com Jesus, baseia-se unicamente na Palavra. Havia três tipos de pessoas que vinham a Jesus buscando curas:
1 - Aqueles que vinham para serem curados pessoalmente.
2 - Aqueles que traziam outros
para serem curados.
3 - Aqueles que vinham por outros e procuravam somente a palavra de Jesus, declarando que eles seriam curados; eles não viam nenhuma barreira no tempo ou espaço.Jesus disse que este terceiro
nível era o maior nível de fé. Isto não significa, contudo, que os outros métodos não sejam
válidos. Há um verdadeiro ministério em trazer-se os enfermos àqueles que têm fé, e, às vezes, é possível que haja uma verdadeira necessidade de chamar-se os presbíteros. Deveríamos procurar crescer na fé, contudo, sem que nos vangloriemos das coisas fora da nossa medida. A fé é necessária na pessoa em necessidade, na pessoa que está orando e até mesmo naqueles que trouxeram ao enfermo. [...] ?Vendo a fé deles?, Mateus 9.2.6. Os lenços e aventais de Paulo. Atos 19.11-12. ?E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto
de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas e os espíritos malignos se retiravam. E é este tipo de fé que Deus procura para continuar operando nos dias de hoje, um povo que ore não só por suas necessidades, mas também pelas do próximo.
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