quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TESTEMUNHAS DE CRISTO

(Atos 1:8) - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Precisamos entender o que é ser uma testemunha de Cristo. De alguma forma, talvez pela ênfase das igrejas nesta direção, nós associamos o verbo “testemunhar” a “pregar” ou “evangelizar”. Mas ninguém é chamado para defender Jesus, ser seu advogado, mas sim, Suas testemunhas. Nossa vida é única, nem os gêmeos vitelinos que têm aparência idêntica têm as mesmas digitais, nem os mesmos testemunhos e nem tampouco a mesma salvação. Claro que o resultado do testemunho dos apóstolos levou muitas pessoas a serem evangelizadas, eles aproveitavam muito bem suas oportunidades que tiveram de testemunhar para proclamar a palavra de Deus.

Mas testemunhar não é pregar nem tampouco evangelizar.

Quando os líderes religiosos do judaísmo tentaram proibir os apóstolos de falarem de Jesus, a resposta dada por eles mostra que eles entendiam muito bem o significado de ser uma testemunha de Cristo:

(Atos 4:20) - Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.

Para eles não se tratava simplesmente de pregar, mas sim de contar tudo o que viram e ouviram. Quem testemunha, é como um cliente satisfeito, e não há método melhor de se “vender” algo do que a satisfação. É isto que uma testemunha faz!  É como em um tribunal, lá não se espera que a testemunha debata o caso. Nem tampouco que ela comprove a verdade; ou insista em determinado veredicto. Esse é o trabalho dos advogados.

A testemunha simplesmente conta o que lhe aconteceu ou o que viu.

Quando Paulo recebeu a comissão de ser uma testemunha de Cristo, foi colocado debaixo do mesmo encargo de falar daquilo que veria e ouviria:

(Atos 22:15) - Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.

Em um tribunal ninguém tem autoridade para testemunhar com base no que outros viram, e sim naquilo que ele próprio viu. Isto é testemunhar. Jesus não considerou seus discípulos aptos a testemunhar somente pelo fato de o terem visto ressuscitado. Isto tinha muito peso, mas não bastava. Se ser testemunha de Cristo fosse só quem O viu ressuscitado, então a maioria dos crentes jamais poderia cumprir este papel, pois como declarou o apóstolo Pedro:

(Atos 5:32) - E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.

·    Se testemunhar é falar do que vimos e ouvimos, então o que mais precisamos é que o Espírito Santo nos leve a provar o poder de Jesus em nossa vida. Quando falo de Jesus para alguém, não apresento apenas o plano de salvação e a mensagem do arrependimento. Dou testemunho do que Jesus está vivo e o que Ele tem feito em minha vida. Quando falo que Cristo cura, conto as curas que já recebi. Quando falo que ele liberta das drogas, sou testemunho das pessoas que eu já vi sendo serem libertas. Quando falo que Ele salva, conto sobre o que Ele tem feito na minha família. Quando falo que Cristo transforma, mostro o quanto minha vida já foi transformada pela presença de Cristo.

VIVER PREGANDO OU PREGAR VIVENDO?

Há uma enorme diferença entre viver pregando e pregar vivendo. Algumas pessoas se tornaram pregadores de Cristo. Falam sobre Ele e o que Ele tem feito, mas não demonstram isto em suas vidas. Outros demonstram isto por meio de sua vida de forma tão clara que dispensam até mesmo palavras:

Na prática, seu testemunho pessoal é mais eficaz que um sermão, porque as pessoas que não crêem vêem os pregadores como VENDEDORES PROFISSIONAIS, mas vêem você como um “CLIENTE SATISFEITO”; logo lhe dão mais credibilidade. Acredito que muitas vezes só deveríamos falar de Jesus depois que nossa própria vida conseguisse chamar a atenção dos outros. Pedro também ensinou sobre isto:

(I Pedro 3:15) - Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,

Temos que falar do que Deus já operou na nossa vida e na de nossa família. E também na vida de muitas outras pessoas que Ele já operou por intermédio da nossa vida.

·    O problema é que muitos crentes hoje, infelizmente, não têm nada para contar!

O propósito desta palavra é despertá-lo a buscar o poder do Espírito Santo em sua vida.

Sem ele, jamais chegaremos a ser o que Deus quer que sejamos:

Testemunhas eficazes.
É hora de a Igreja romper em sinais e milagres.

Mas primeiro precisamos levar os cristãos a entenderem a importância de cada um. Experimentar o poder de Deus na sua própria vida, para depois rompermos numa demonstração maior do poder de Deus.

(I Corintios 2:4) - A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;

Um comentário:

  1. nossa isso me chamou muito atencao, as pessoas querem tanto falar de cristo, mas nao querem demostrar o amor que cristo quer que temos um pelo o outro.

    ResponderExcluir

Escreva o que achou deste artigo