quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PRATICANTES DA PALAVRA


“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes...” Tiago 1:22.
Há muitos que “falam a respeito da Palavra,” e até mesmo que “se alegram na Palavra,” mas não há muitos “praticantes da Palavra.”
Comece a ensaiar para ser um praticante da Palavra, fazendo em todas as circunstâncias aquilo que a Palavra lhe manda fazer.
Algumas pessoas têm pensado que ser um praticante da Palavra significa guardar os Dez Mandamentos. Não é isso que Tiago 1:22 quer dizer. Afinal de contas, segundo a Nova Aliança temos um só mandamento - o mandamento do amor. Jesus disse: Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” João 13:34. 

Um praticante da Palavra agirá assim. Se você amar uma pessoa, não furtará dela. Não mentirá a respeito dela. O Novo testamento diz que o amor é o cumprimento da lei. Se você andar no amor, não quebrará lei alguma que foi dada para refrear o pecado.
Ser praticante da Palavra significa que devemos pôr em prática, primeiramente, o que está escrito nas Epístolas. São as cartas escritas para nós, a Igreja. Como exemplo da prática da Palavra, examinemos algumas das instruções que nos são dadas numa das Epístolas.
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça.” Filipenses 4:6.
Faça assim, portanto! Ora, não achamos ruim praticar parte deste versículo - a parte que manda orar. Mas se você praticar somente esta parte, e não a primeira parte, você não está praticando a Palavra - você não é praticante da Palavra. Em primeiro lugar, recebemos a ordem de não nos preocuparmos.
Filipenses 4:7 é um resultado de praticar Filipenses 4:6.
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.” Filipenses 4:7.
Muitas pessoas desejam aquilo que é descrito neste versículo 7 - mas não querem praticar aquilo que o versículo 6 manda fazer, a fim da obtê-lo.
A paz de Deus montará guarda sobre seu coração e sua mente. Mas você pode colher estes resultados e ter esta paz sem ser um praticante da Palavra? Não, realmente não pode.
O versículo 6 nos manda não andar ansiosos. As pessoas que se preocupam e andam ansiosas, pensam continuamente no lado errado da vida. O versículo 8 nos fala em que devemos pensar:
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Filipenses 4:8.
Você não pode ser praticante da Palavra e continuar a falar descrença. Quanto mais você fala em certas coisas, tanto maiores ficam. Se alguma coisa não satisfizer todas estas qualificações  verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama  não pense nela e não fale a respeito dela! Seja praticante da Palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva o que achou deste artigo