quinta-feira, 6 de outubro de 2011

LIBERTAÇÃO DO VÍCIO DAS DROGAS


   O cristão é pessoa que é dotada de liberdade, porque alcançou a salvação e a liberdade do cristão é incompatível com qualquer vício, vez que o vício escraviza o homem. Por isso, o cristão sincero e verdadeiro não se deixa dominar por qualquer vício. E por esta razão trazemos hoje este tema que - apesar de parecer absurdo em nosso meio – infelizmente tem sido uma realidade em muitos lares cristãos. Na história da humanidade, o homem sem Deus, imerso no pecado, é cegado pelo deus deste século (II Co.4:4) e, assim, não vê a realidade da vida. Em conseqüência disto, deixa-se dominar por coisas banais e por ilusões. Surgem daí os vícios que têm perpassado a história humana, sendo um eficaz instrumento para a destruição de preciosas vidas. Por isso, vemos que o vício é uma arma satânica, pois dele é o trabalho para roubar, matar e destruir as pessoas (Jo.10:10). Não nos deixemos, pois, enganar com eles ! Vício, dizem os dicionaristas, é " 1 Defeito físico ou moral; deformidade, imperfeição. 2 Defeito que torna uma coisa ou um ato impróprios, inoperantes ou inaptos para o fim a que se destinam, ou para o efeito que devem produzir. 3 Falta, defeito, erro, imperfeição grave, viciação, viciamento. 4 Disposição ou tendência habitual para o mal. 5 Hábito de proceder mal; ação indecorosa que se pratica por hábito. 6 Costumeira. 7 Costume condenável ou censurável. 8 Degenerescência moral ou psíquica do indivíduo que, habitualmente, procede contra os bons costumes, tornando-se elemento pernicioso ao meio social, ou com este incompatível" (DICMAX Michaelis). Ora, bem se vê, por estes oito significados, que um crente não pode ter vícios, pois é filho de Deus, que anda segundo o Espírito (Rm.8:1), que caminha para a perfeição (Ef.4:12,13), que não pratica o mal, mas o bem (II Co.13:7), que não se deixa dominar por coisa alguma (I Co.6:12), que está liberto por Jesus Cristo (Jo.8:31-36). Outro mal que tem assolado a sociedade moderna tem sido o do vício das drogas, assim entendidas todas as substâncias que causam dependência física ou psíquica e cujo uso é proibido, normalmente, pelas legislações ao redor do mundo, tendo em vista os grandes males que causam à saúde. Na verdade, o que se disse a respeito do fumo serve para as demais drogas que, embora, ao contrário da nicotina, não sejam permitidas pelas legislações (em alguns países, até, algumas delas já tem uso permitido), causam o mesmo mal que aquela, destruindo o ser humano em todos os aspectos.

- Com efeito, todas estas substâncias, que têm sido consumidas cada vez mais, gerando um comércio que só perde para o tráfico de armas em magnitude no mundo de hoje, são altamente nocivas ao organismo, criando um sem-número de problemas, pois, além da dependência química, que faz com que a pessoa não consiga mais viver sem ela e, para obtê-la, pratique toda a sorte de arbitrariedades, inclusive crimes da mais variada espécie, há uma destruição do organismo, de modo que, mais cedo ou mais tarde, há graves comprometimentos na saúde do corpo, quando não ocorre a morte.

- Naturalmente que um cristão sincero, que não se pode deixar dominar por coisa alguma desta vida, muito menos permitir a destruição do nosso corpo, que é templo do Espírito Santo, jamais pode se envolver com tais substâncias. O uso destas substâncias está relacionado à falta de perspectiva na vida, à falta de esperança, ao desencanto com a existência, ou seja, à falta de Deus na vida do homem.

- A droga sempre se apresenta para o usuário (que depois vira viciado) como um escape da realidade triste e dura que está vivendo, como uma forma de alcançar alegria, de realizar sonhos e fantasias. Na verdade, o uso da droga só é possível na medida em que o homem descarta a dimensão espiritual e desconsidera o amor de Deus. É por isso que somente a igreja tem condições de fazer um trabalho eficaz e permanente que liberte as pessoas do vício e das garras do narcotráfico. Cristo é a esperança da glória (Cl.1:27) e quem nEle crer não será confundido (Rm.9:33). Quem conhece e aceita a Cristo não precisa correr atrás de fugazes momentos de euforia ou de prazer, pois é uma alma satisfeita e plena do amor de Deus. Como diz conhecido cântico, para o cristão, Jesus é a dose mais forte dentro de nós!

- Nos dias tão difíceis que vivemos é necessário que a igreja seja particularmente vigilante com relação à sua juventude e adolescência, orientando-a a respeito das drogas e impedindo que os conflitos naturais desta faixa etária façam com que os jovens e adolescentes acabem caindo nas garras dos traficantes, cuja falta de escrúpulos e ganância desmedidas são cada vez mais ousadas e crescentes. Os pais devem estar sempre atentos ao comportamento de seus filhos e ministrar-lhes a Palavra de Deus, o único antídoto para as drogas. Devem ser companheiros de seus filhos e ajudar-lhes a administrar os conflitos e angústias, típicos da adolescência e juventude, impedindo, assim, que sejam enganados pela ilusão das drogas.

- A igreja deve ter particular atenção aos seus membros que são oriundos de lares desajustados. Normalmente neoconversos que ainda não ganharam seus familiares para o Senhor, ou mesmo, pessoas que aceitaram a Cristo, mas que já se encontravam envolvidas com as drogas. A estes, a igreja deve agir no lugar dos pais e familiares que estão a faltar, bem assim ajudar o viciado a vencer o mal e a desfrutar de uma vida de plena comunhão com Cristo. Neste ponto, lamentamos o pouco empenho que as igrejas locais têm demonstrado junto a diversos irmãos que, tocados pelo Senhor, têm montado casas de recuperação de drogados, instituições cada vez mais necessárias na nossa sociedade e que, se estiverem dirigidas e coordenadas por ovelhas do Senhor com este chamado, serão poderosos instrumentos de evangelização.

- No mundo de hoje, de tanta maldade e profunda imersão no pecado, tem surgido crescente número de vozes defendendo a descriminalização das "drogas leves", em especial a maconha, ou a criação de "áreas de permissão de uso de drogas", atitudes que têm sido tomadas nos países da Europa Ocidental. Tais medidas têm sido propagandeadas como atitudes que diminuiriam o consumo de drogas, pois, com a legalização, cessariam os grandes lucros dos traficantes, bem como permitiria a identificação dos drogados e uma melhor política de prevenção e de tratamento destas pessoas. Entretanto, os países que têm adotado estas medidas não têm encontrado resultado algum nestas medidas. Muito pelo contrário, o consumo tem sido incentivado e o número de viciados tem aumentado. É mais uma tática satânica que tenta confundir o que é certo e o que é errado, para, com isto, continuar a fazer seu trabalho de matar, roubar e destruir vidas humanas, levando as para o inferno. Oremos para que Deus nos livre deste mau...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva o que achou deste artigo